Como se inscrever?

Sempre quis fazer intercâmbio mas não sabe como? Iramos te ensinar como se inscrever no Programa de Intercâmbio do Rotary, que além de ser o melhor (na minha opinião), é também um dos mais baratos!


Salut, aqui é a Camila do blog “Brasileirices no Exterior” (www.diariodeintercambiofranca.blogspot.com) , tenho 16 anos e vou fazer intercâmbio pra França, pelo mesmo distrito do Ivo, o 4440. Mas o que eu tô fazendo no blog do Ivo? É simples, decidimos fazer esse post juntos pra esclarecer todas as suas dúvidas sobre o YEP, o programa de intercâmbio do Rotary, já que esse é um conteúdo extenso e nós somos preguiçosos demais para fazermos sozinhos. Dividimos o post por tópicos e cada um escreveu três(identificaremos o que cada um escreveu ao longo do post). É isso, beijos.

O texto que estiver em azul, foi escrito por mim, Ivo, e o que estiver em vermelho foi escrito pela Camila.

O que é o Rotary?

“Rotary Club é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão  de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.
Fundado por Paul Harris, em Chicago USA, em 23/02/1905, tem hoje representação em 207 países, estando o Rotary dividido em 532 Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável marca de 33.054 Clubes, congregando 1.228.910 sócios. No Brasil temos 52.148 Rotarianos, 2.305 Clubes, 38 Distritos, 626 Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 Rotarianas.”
Resumindo toda essa baboseira, Rotary é um club de prestação de serviços, voltado à ajudar a sociedade com, desde doações de livros, doações de dinheiros à instituições, como lares de idosos, etc, até  intercâmbios culturais ao redor do mundo! Outra coisa importante para se falar do Rotary é: Sabe aquela “gotinha” que você toma quando criança para conter a poliomielite? Ela é totalmente patrocinada pelo Rotary, esse é um dos programas mais conhecidos deles e que vem conseguindo erradicar a poliomielite ao redor do mundo. Mas vamos focar no programa de intercâmbio, também chamado YEP.


O que é o YEP?

YEP significa “Youth Exchange Program”, ou seja, “Programa de Intercâmbio Jovem”. Ele tem mandado jovens conhecerem novas culturas desde a década de 20, e bla bla bla. Ninguém quer saber dessas coisas.

Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 9000 jovens todos os anos. No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos bateu o recorde com a marca de 1023 jovens, o que representou 55% dos intercambistas da América Latina.

No YEP você vai sair do seu país e ficar de 5 à 10 meses, aproximadamente, em um país estrangeiro, vivendo em uma casa de família, estudando em uma escola e vivendo uma experiência fantástica, que com certeza será lembrada para o resto de sua vida.

“Mas Ivo, isso deve ser caro, né?” Nãããããão! Não contem pra ninguém, mais você irá gastar (já incluindo as passagens de ida e volta, presentes pra família, PINs, cartões de visita, Visto) aproximadamente uns R$10.000,00, só! Porém esse preço deve alterar de acordo com cada distrito e tal. Além disso, você deverá receber uma mesada mensal dos seus pais, enquanto estiver no exterior, e também receberá uma mesada do próprio Rotary.

Ficou interessado? Vamos te ensinar como fazer parte.


Como se inscrever no YEP?

Vou explicar sobre o intercâmbio de longa duração, que é geralmente de 10 meses, e é o qual iremos fazer.

Este intercâmbio está aberto a estudantes de 15 à 18 anos e normalmente dura de 10 a 12 meses. A maior parte tem entre 16 e 18 anos durante seu ano de intercâmbio. O jovem mora com mais de uma família, geralmente 3, e deve frequentar uma escola.
O que precisa ter:
*15 à 18 anos;
*Estar cursando o Ensino Médio, com boas notas;
*Saber o mínimo de inglês, mesmo que o país que você queira ir fale outra língua;
*Ter mente aberta pra entender que você vai mudar totalmente a sua rotina;
*E por último, e mais importante, a permissão de seus pais.
Tem tudo isso? Então está na hora de começar a correr atrás. Isso mesmo, VOCÊ vai correr atrás, não seus pais. Essa independência e interesse auxilia muito para ser patrocinado por algum clube.

Agora entre nesse site: Clique aqui, e descubra qual é o clube mais perto de você, o telefone e o dia da reunião. Primeiro ligue no telefone que conseguir e converse com a pessoa que atender, diga que está interessado e peça o que deve fazer.

Você começará a frequentar as reuniões do Rotary, e verá com eles o que você deve fazer para ser aceito como “afilhado” deles, já que eles irão te patrocinar durante seu intercâmbio. Eles te mandarão preencher um documento chamado “Application Form” que é meio que um histórico de toda a sua vida, e todos os dados sobre você. Esse Application é a sua “passagem de entrada” para o YEP.

Essa é a fase mais chata...

Esse link te auxiliará a preencher o Application Form: Clique aqui!



Processo Seletivo:

Depois de ter se inscrito, achado um club patrocinador e ter entregado seu Application, seu Chairman irá marcar uma data para avaliar você e os outros intercambistas do seu distrito. Geralmente, o formato da seleção é parecido em todos os distritos, com algumas alterações. Basicamente você será entrevistado em inglês e/ou português e realizará uma prova. As perguntas na entrevista são feitas para avaliar seus conhecimentos sobre o Brasil e sobre seu estado (Seremos embaixadores informais e que temos que representar bem nossas raízes), e para simular como você agiria em situações do tipo “Se somente houvesse vaga para  China, o que você faria?”, “E se seu host brother te oferecesse drogas, qual seria sua reação?”.  A entrevista também serve para avaliar seu nível de comunicação em inglês. A prova escrita conta com perguntas sobre o Rotary, seja de maneira geral ou sobre seu clube especificamente,  seu país e outras de conhecimento geral. Nesse ano, as perguntas feitas no meu processo seletivo foram somente quatro, perguntaram sobre meu club patrocinador, sobre o que eu penso do Brasil, qual foi a primeira capital do meu estado e pediram para que  escrevêssemos sobre um líder mundial. Em alguns distritos, só se realiza uma entrevista, em outras além do que citei acima, é realizado uma dinâmica em grupo.

Cada atividade tem um valor (uma nota) e no final, depois de um prazo médio de duas semanas, as notas dos concorrentes e suas classificações são divulgadas. Como em alguns lugares há mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção serve para a dizer quem será admitido e, mesmo quando há vagas disponíveis para todos, serve também para auxiliar na escolha dos países, quem tirou em primeiro lugar, escolhe primeiro e assim sucessivamente.

Alguns links que auxiliaram nos meus estudos para a seleção foram:

Você também pode procurar o site do seu distrito, lá tem mais informações específicas sobre seu club e distrito, coisa que eles pedem na prova.


Escolha do Destino:

A Escolha do seu destino não é tão certeira como seria em uma agência. Nem sempre está disponível o país de sua preferência e as vagas para alguns países são limitadas, mesmo que disponíveis. No meu caso, houve apenas uma vaga para a França. Pede-se para que você faça uma lista de países desejados pela ordem de preferência, pois você não pode ficar limitado. Se você quiser se sentir seguro(a) quanto a sua escolha, se dedique aos estudos para que sua nota na seleção seja alta. Em algumas agências é possível escolher a cidade também, no Rotary não é possível de maneira alguma, até onde eu sei, fazer essa escolha.
As vantagens do Rotary, é que ele te dá oportunidade de ir para países exóticos por um preço mais amigo, pois geralmente intercâmbios para lugares que não sejam EUA ou Canadá, saem o olho da cara.

Exigências do Programa:

Antes de se inscrever, você e seus pais devem ter conhecimento sobre as exigências do programa. (Devem Camila? Os meus não sabem nada... hahahah) Quanto as regras, as que não podem ser descumpridas de maneira alguma são os 5D’s. Segue abaixo (encontrei essa explicação no site do distrito 4410):

-NO DRIVE: problema internacional, segurança própria. Vale para qualquer veículo motorizado. A tentação será forte, ainda mais quando vê jovens dirigindo, mas não ceda, ou terá problemas!

- NO DRINK: depende do país, pode ser mais grave que muita coisa daqui. EUA, 21 anos para entrar no bar. Beber escondido. Ficar bêbado. Vinho, cerveja, outros.
 TUDO PROIBÍDO!

-NO DATE: também depende do país. Evitar compromissos sérios. Envolvimento sexual proibido, pode ter conseqüências perigosas: AIDS, gravidez. Além disso você fica muito limitado, caso esteja namorando. Perde muito do seu Intercâmbio.

-NO DRUGS: isso vale para qualquer droga, VOLTAR para o Brasil é o MINIMO que pode acontecer. Cadeia, situação envolvendo família, custos com advogados, Rotary, estigma, etc.. NÃO PODE MESMO.

-NO DEBTS: não contraia dívidas. Evite-as ao máximo. Preocupe-se em quitar todos os seus compromissos.

O descumprimento dessas regras básicas, pode resultar em um retorno antecipado. Fique atento as outras regras que estarão disponíveis em seu application.


Outras exigências feitas pelo Rotary são:

Seus pais precisarão receber pelo menos um intercambista em sua casa por no mínimo 3 meses. (Isso é relativo, em alguns distritos essa regra deve ser seguida, porém no meu caso, virá alguém no meu lugar, mas ele não ficará na minha casa. Alguns distritos você pode pagar, pra não receber ninguém. Mas se eu pudesse escolher, é claro que eu iria querer alguém aqui. Deve ser muito divertido!)

Você trocará de família a cada 3 meses, segundo o Rotary se você fica somente em uma família, estará somente conhecendo a cultura do país de acordo com a mesma.
Você tem que, se não me engano, participar pelo menos uma vez por mês das reuniões do Rotary em seu distrito hospedeiro.

Você deve entregar um relatório sobre seu intercâmbio, como um diário, para seu Chairman do Brasil mensalmente

Para mais informações acesse o site:

E ai, ajudamos de alguma forma? Para finalizar, deixo um vídeo que um menino dos EUA que está aqui no meu distrito fez, em uma viagem proporcionada pelo Rotary para o Nordeste. Nem pedi a permissão dele, tomara que ele não fique bravo.... hahahahah


Qualquer dúvida, me add no Facebook, ou me pergunte no Ask! Até mais!

3 comentários:

  1. Não sabia dessa de pode pagar para não receber, porém são exceções, no mais você tem que ter em mente que a possibilidade ter que receber é enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simsim, 99% dos casos vc vai receber, porém como eu não moro na cidade do meu Clube Patrocinador, não tenho como receber ninguem...

      Excluir